Entrevista com o Presidente da Frente Holística

Abordando suas ideias sobre o paradigma holístico e seus projetos, em especial os sobre a saúde, Giovani Cherini concedeu entrevista ao blog Mundo Holístico. Cherini é o fundador e presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Práticas Integrativas em Saúde, a Frente Holística. Tendo formação em diferentes terapias e práticas integrativas em saúde, ele é um dos defensores desta bandeira na Câmara Federal.

Confira abaixo a entrevista do blog Mundo Holístico:

Entrevista com o Deputado Federal Giovani Cherini

Deputado, qual é a sua expectativa em relação ao 10º Encontro Holístico Brasileiro?

Desde que foi criado, há 10 dez anos, o evento só cresce. No ano passado tivemos 4.448 inscrições, 1.700 atendimentos e 78 expositores. 36 palestrantes do Brasil e do exterior se revezavam no palco. A minha expectativa é que o evento continue tendo a mesma energia e vibração das edições anteriores.

O que o levou a criar o Encontro Holístico Brasileiro?

O Encontro Holístico foi criado com o propósito de apresentar e debater as práticas integrativas em saúde, oferecer vivências nesse campo e homenagear às entidades, instituições, veículos e pessoas que se destacam na aplicação de terapias alternativas no campo da saúde e do meio ambiente.

Fale-nos um pouco sobre sua formação e interesse na área holística?

Me considero um Ser Holístico. Através dele, tenho uma visão sobre a maneira de ver o mundo, o homem e a vida em si como entidades únicas, completas e intimamente associadas. Holismo vem do grego holos, que significa inteiro ou todo, e representa um novo paradigma científico e filosófico. Consiste em uma forma de tentar unir o homem ao universo, onde ele está inserido, visando à integração dos seus aspectos físicos, emocionais, espirituais, mentais, etc. O ser humano não é somente matéria física, nem somente consciência, nem apenas emoções. Logo, levar em consideração apenas alguns desses aspectos isoladamente é perder de vista sua inteireza, sua integridade. O holismo não exclui, não condena, não separa. Não nega, nem afirma. Trata, tão somente, de construir pontes, de estabelecer conexões. Considera que em cada coisa esta representado o todo e que esse transcende a simples soma de suas partes. O pensamento holístico é profundamente ecológico, e, de acordo com ele, o indivíduo e a natureza não estão separados. Mais do que isso, formam um conjunto impossível de ser dissociado.

Recentemente o Senhor concedeu uma entrevista e falou que o problema do SUS é o foco na doença. Sabemos que é difícil mudarmos essa estrutura.

Reafirmo: o foco das autoridades está sendo a doença e não a saúde das pessoas. Por isso defendo a chamada Saúde Integrativa – combinação da medicinal convencional e das terapias complementares – possa mudar a triste lógica existente no nosso País, que é tratar da doença como a doença já contraída, e não a saúde dos brasileiros, de forma preventiva. E por que devem se integrar? Hoje a chamada medicina alopática é dominante no sistema de saúde do País. Concentra sua preocupação com a doença local, física, tumor, câncer, inflamação, inchação. Desconhece totalmente os princípios da origem das doenças. Não considera os sintomas energéticos, mentais e emocionais.

Qual a sua sugestão para esse problema? Há algum projeto na pauta do Congresso Nacional?

Existem vário projetos em tramitação. Pessoalmente, estou tentando fazer a minha parte no sentido de ver implantada algumas ações que tenha por objetivo melhorar a vida das pessoas. Sou autor do Projeto de Lei nº 4.186, de 2012, que cria o chamado remédio biblioterápico. Isso mesmo, a lei exigirá a presença de livros, devidamente autorizados pelo Ministério da Saúde, nos hospitais públicos, farmácias e drogarias. A aplicação da biblioterapia em pacientes adultos internados em unidades hospitalares tem como pretensão proporcionar uma internação menos dolorosa e agressiva, humanizando o tratamento hospitalar. Também apresentei o Projeto de Lei nº 4.455, de 2012, que dispõe sobre o uso da Terapia Assistida por Animais nos hospitais públicos contratados, conveniados e cadastrados no Sistema Único de Saúde — SUS. O projeto tem por objetivo a introdução de animal junto a um indivíduo ou grupo, como parte integrante do processo de tratamento que visa a promover a saúde física, social, emocional e/ou as funções cognitivas. A ONG Cão Amigo, em Curitiba, leva a dez instituições alegria e cura por meio dos bichos. Há décadas a presença de animais nos hospitais dos Estados Unidos é muito comum. As chamadas Terapias Assistidas por Animais também são usadas com sucesso no Canadá e na Europa.

Trata-se de um recurso que o adulto e a criança utilizam para se sentirem seguros. Afagar um animal permite abrir um espaço potencial para expressar a criatividade e lidar com as emoções, o que denota a sua importância, principalmente, nos processos de crise que advêm de períodos de hospitalização prolongados. Sou autor do Projeto de Lei nº 3.804, de 2012, que regulamenta o exercício da profissão de naturólogo, profissional que atua com as práticas terapêuticas naturais, integrativas e complementares, tradicionais ou associadas aos novos avanços da ciência, visando à promoção, à manutenção e à recuperação da saúde, que conta com o apoio da Associação Brasileira de Naturologia e da Associação Paulista de Naturologia. Sou autor também do Projeto de Lei nº 4.183, de 2012, que dispõe sobre diagnóstico e atendimento clínico aos portadores de depressão nas unidades de saúde componentes do Sistema Único de Saúde — SUS.

Por ser o parlamentar presidente da Frente Parlamentar de Práticas Integrativas em Saúde, na sua opinião, como as entidades da sociedade civil ligadas ao segmento holístico e profissionais dessa área podem contribuir para o avanço da Frente Parlamentar?

Importante destacar que a Frente Holística está quebrando o paradigma da saúde, no Brasil. Tem como principais objetivos, a criação das frentes em todos os estados (MG e RJ); Inclusão das Terapias Integrativas no SUS; Inclusão de Terapias Integrativas nos Programas de Saúde; Defender e divulgar novas tecnologias existentes no campo das práticas integrativas, destacando seus benefícios; e, Adoção de uma política nacional de saúde integrativa. Para participar dela basta aderir a Frente Parlamentar e participar das nossas atividades. A ficha de adesão pode ser preenchida no www.frenteholistica.wordpress.com.

Sabendo que o Brasil tem o título de campeão no uso exagerado de agrotóxicos. Na qualidade de integrante da Frente Parlamentar da Agricultura, qual a sua posição sobre o uso de agrotóxicos e o que pode ser feito para mudar essa situação?

O pensamento holístico é profundamente ecológico, e, de acordo com ele, o indivíduo e a natureza não estão separados. Mais do que isso, formam um conjunto impossível de ser dissociado. Por essa razão também defendo a produção de alimentos orgânicos.

Infelizmente, no momento, não temos como produzir alimentos sem a utilização de defensivos químicos. O que questiono é o exagero e a falta de consciência de quem os utiliza. O Brasil é um dos campeões mundiais de uso de agrotóxicos. Triste marca.

Para finalizar, deixe uma mensagem para nossos leitores e seus comentários finais.

Neste ano o tema do evento será FELICIDADE. Trabalhamos muito a SABEDORIA, que aliás, considero a parte suprema da FELICIDADE. A FELICIDADE é a nova ONDA Vibratória. Ela está dentro de cada um esperando que mudemos a nossa faixa vibratória para poder acolhê-la. A capacidade de ser feliz é a capacidade de perceber e valorizar a SAÚDE, o TRABALHO, a FAMÍLIA, os AMIGOS e a ESPIRITUALIDADE. Repita diariamente: Eu sou feliz agora!


Fonte: Entrevista com o Deputado Federal Giovani Cherini

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s