Fitoterápicos: uma opção cada vez mais reconhecida pelos médicos

Entre as práticas integrativas em saúde, a fitoterapia destaca-se como uma das mais populares, por sua tradição, popularidade e universalidade. Diversas instituições trabalham pela promoção da fitoterapia no Brasil e sem dúvida a Frente Holística promove as suas qualidades.

Acreditamos que uma significativa parte de remédios e tratamentos onerosos pode ser reduzida e até substituída com práticas como a fitoterapia, vendo ela principalmente do ponto de vista da medicina preventiva (sem ignorar seu potencial como tratamento efetivo). Fármacos caros e agressivos ao corpo humano poderiam ser menos utilizados, sendo aplicados apenas quando fossem realmente úteis, já que tratamentos integrativos e complementares podem atuar na promoção da saúde.

As ervas e chás são uma riqueza que pode crescer em nosso jardim ou serem adquiridas facilmente. Todavia o seu uso não pode ser discriminado, já que não sendo utilizada da forma adequada pode gerar novos problemas, sendo assim necessário o auxílio de um terapeuta capacitado.

A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares adotada pelo SUS contempla a fitoterapia entre as terapias recomendadas. Nas suas diretrizes gerais podemos destacar:

  • Provimento do acesso a medicamentos homeopáticos e fitoterápicos na perspectiva da ampliação da produção pública, assegurando as especificidades da assistência farmacêutica nestes âmbitos na regulamentação sanitária.
  • Garantia do monitoramento da qualidade dos fitoterápicos pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.

O papel da Frente Holística é estimular a implementação destas diretrizes em todo o SUS, bem como a ampliação das práticas integrativas oferecidas. Este é uma das formas de resolver o problema do SUS, inviável em sua própria concepção e paradigma, já que uma abordagem que evita o adoecimento economiza recursos públicos e promove o bem estar da sociedade.

Veja abaixo duas matérias, uma do programa Bem Estar, com diferentes médicos apresentando características dos fitoterápicos e uma matéria do Diário Catarinense, que apresenta um médico que tem como principal tratamento o uso de plantas e chás.

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Médicos destacam os benefícios dos fitoterápicos para problemas de saúde

Hortelã, babosa, guaco, alcachofra e cáscara sagrada são exemplos.Postos de saúde de quase mil cidades brasileiras já têm medicamentos.

Os efeitos dos medicamentos fitoterápicos, feitos à base de plantas naturais, são conhecidos desde a Grécia Antiga, e cada vez mais esses remédios ganham espaço nas prateleiras das farmácias e dos postos de saúde. Unidades do Serviço Único de Saúde (SUS) de quase mil cidades brasileiras já oferecem esses produtos aos pacientes.

 

Os fitoterápicos podem ser usados para vários problemas de saúde, como tosse (guaco), colesterol alto (alcachofra), queimaduras (babosa), ansiedade e insônia (valeriana), sintomas da TPM (prímula), sintomas da pré-menopausa (isoflavona de soja), artrite e inflamações (unha-de-gato), dor lombar (garra-do-diabo e salgueiro), gases (espinheira-santa), prisão de ventre (cáscara sagrada e plantago) e depressão (erva-de-são-joão). É importante sempre tomar esses remédios com orientação médica, sobretudo quando for usado mais de um ao mesmo tempo.

 

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Fitoterapia, Alex Botsaris, se a planta for consumida como chá, é importante ficar atento à procedência dela, pois muitas folhas secas de diferentes espécies se parecem muito. O médico também fez um alerta sobre as folhas de graviola, que têm sido divulgadas na internet como uma cura para o câncer. Essa informação é mentirosa, e a planta ainda pode causar tremores semelhantes ao Parkinson.

Babosa fitoterápico

A dermatologista Márcia Purceli também falou sobre o uso de henna e henê nos cabelos. Segundo ela, não se deve nunca misturar henê com outras tintas, pois o cabelo pode cair.

 

A farmacêutica Caroly Cardoso explicou que muitos fitoterápicos são de venda livre nas farmácias. Na dúvida, peça ajuda ao médico e ao farmacêutico, e questione principalmente sobre possíveis interações com remédios que você já toma. Por exemplo, a erva-de-são-joão pode prejudicar o efeito de anticoagulantes. Caroly também disse que não há nenhuma comprovação científica sobre o uso de fitoterápicos para emagrecimento.

 

 

Experiência de médico catarinense mostra como é plenamente possível e vantajoso integrar a medicina convencional com as práticas integrativas.

 

Médico de Florianópolis receita plantas medicinais para curar doenças

Folhas de hortelã, alecrim, couve são distribuídas gratuitamente na unidade de saúde

Alecrim para curar depressão, manjericão para uma boa digestão, hortelã para desobstruir o nariz e matar os vermes, babosa para melhorar a pele e lavanda para relaxar. Estes são alguns dos “remédios” receitados para quem passa por uma consulta com o doutor Murilo Leandro Marcos, 30 anos, médico da família no Centro de Saúde da Lagoa da Conceição, em Florianópolis.

 

Já na recepção os pacientes têm a disposição um vaso cheio de ervas, folhas e frutas que tem o poder de curar e prevenir doenças. Grande parte é plantado e colhido no jardim da unidade, um trabalho conjunto realizado entre o médico, funcionários do posto e a comunidade local, que existe há cerca de três anos, mas voltou com força total em 2014. Na plantação é possível encontrar couve, beterraba, hortelã, alecrim e outras plantas e flores. As folhas que caem de uma árvore próxima são aproveitadas para manter a terra úmida.

 

O consultório do médico meio hippie — diz brincando — tem paredes lilás, plantinhas, mel, mandala na parede e um ouvido aberto para escutar as dores do corpo e da alma de cada paciente. A medicina praticada por doutor Murilo na unidade desde 2011 é centrada nas pessoas:

 

— Cada caso é avaliado individualmente, vejo todo o contexto, a família, o local onde vive. Com isso busco um equilibro entre a medicina tradicional e a moderna, e a cultura do bairro aceita muito bem. Os remédios tradicionais têm muitos efeitos colaterais, e as pessoas já viram que um chá pode ser muito potente — explica.

 

As práticas integrativas desenvolvidas na unidade são todas regularizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo do médico e da equipe é transformar o posto em exemplo para todo o Brasil:

 

— Os moradores podem fazer acupuntura e outras terapias alternativas, participar de grupos de gestantes, fumantes, e isso envolve toda a comunidade. Futuramente queremos construir uma tenda de integração no espaço que temos no jardim, e a associação de moradores já avisou que vai contribuir — conta.

 

2 comentários sobre “Fitoterápicos: uma opção cada vez mais reconhecida pelos médicos

  1. EU TAMBEM TRABALHO COM ERVAS MEDICINAIS ANDINAS, COM OS MESMOS RESULTADOS FAVORABLES,
    ESTA PUBLICACION AYUDA A REVALORAR SOBRE LA IMPORTANCIA MEDICINAL DE MUITAS PLANTAS QUE AINDA NAO SOM COMUNES Y OTRAS AMPLIAMENTE CONOCIDAS EN LA TRADICION POPULAR,,
    GRATIDAO PELA INFORMACION,,,

    Curtir

  2. Sim, embora nem todos os postos de saúde municipais disponham dos medicamentos fitoterápicos que cada vez mais médicos do S.U.S. estão prescrevendo, por seu efeito cumulativo não intoxicante, as farmácias dos estados estão se esforçando para dar cobertura à demanda, que nem sempre tem origem em produtos nacionais.
    O meu caso, por exemplo, foi a prescrição do gingko biloba, depois de um derrame cerebral e três paradas cardíacas.
    A existência dele no Brasil nem sempre assegura suas propriedades curativas originais (disponíveis em laboratórios estrangeiros como a Merk) que surgiram decorrentes da ação de bombas atômicas sobre o solo japonês, de cuja mutação surgiu a potência do medicamento que é recomendado inclusive para o Alzheimer.
    Sobre isto, vide bula!

    Curtir

Deixe um comentário