Hospital goiano é referência em tratamento com fitoterapia e homeopatia

Com uma história fantástica, tendo em sua fundação a ajuda de médicos indianos e estando a quase 30 anos na ativa, o Hospital de Medicina Alternativa de Goias é um grande exemplo de trabalho.

Conheça mais da história nesse vídeo:

hospital de medicina alternativas goias plantas medicinais

hospital de medicina alternativas goias plantas medicinais 2

Confira esse artigo no Diário da Manhã:

Hospital de Medicina Alternativa oferece tratamentos diferenciados para a população

O Hospital de Medicina Alternativa (HMA) é referência em Goiás e até no Brasil no tratamento de enfermidades por meio da Fitoterapia e da Homeopatia. Fundado há 28 anos, com ajuda de médicos indianos, a unidade realiza o tratamento de mais de sete mil pessoas por mês, todos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Devido a característica da unidade, os tratamentos são aplicados conforme os preceitos da Medicina Integrativa, pois aborda em primeiro plano o paciente como um todo e utiliza as diversas formas de terapias disponíveis no sistema público de saúde, incluindo as práticas integrativas e complementares como homeopatia, acupuntura, fitoterapia e a abordagem de terapias tradicionais, como a medicina tradicional chinesa e o Ayurveda – esta que é a ciência da saúde mais antiga da humanidade, amplamente utilizada na Índia.

A Medicina Integrativa trata o ser humano como o foco da atenção em saúde e, por isto, atende no escopo da medicina generalista, recebendo pacientes independentemente da especialidade da doença. De acordo com os médicos que atuam na unidade de saúde, são atendidos pacientes portadores de doenças das menos complexas às mais graves, como Aids e câncer, sempre de uma forma integrativa e complementar aos tratamentos convencionais da alopatia. Com as práticas integrativas e complementares se pode completar os tratamentos convencionais proporcionando maior qualidade de vida aos pacientes. Os pacientes atendidos na unidade contam com 19 médicos especialistas em Homeopatia, Acupuntura e capacitados em Fitoterapia, além de receberem também a atenção de nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, enfermeiros, farmacêuticos e fonoaudiólogos. Quando necessário, os pacientes podem participar de grupos terapêuticos que incluem aulas de Yoga e terapias corporais.

Para ter acesso a esses tratamentos, os pacientes só precisam pedir para os médicos que atendem na rede SUS, postos de saúde e CAIS, o encaminhamento para o HMA. Assim o agendamento e o atendimento serão facilitados, e, o tempo de espera do paciente será reduzido. Todo tratamento no Hospital de Medicina Alternativa é gratuito.

Para quem não conhece, a Fitoterapia, é o tratamento de enfermidades através das plantas medicinais que podem ser in natura, rasurada – que são plantas fragmentadas por meio de trituradores -, e por extrato seco. Já a Homeopatia é o tratamento realizado com medicamentos diluídos e dinamizados – que podem ser provenientes de matérias-primas animal, vegetal e mineral.

A unidade de saúde, também oferece serviços de Acupuntura, que é uma das formas de tratamento da medicina tradicional chinesa, e consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos, distribuídos pelos meridianos do corpo visando estimular e harmonizar a energia interna. Usa-se também auriculoterapia combinada com artemísia, entre outras técnicas.

Uma equipe multiprofissional faz acompanhamento nutricional, de fonoaudiologia e psicologia, bem como terapia ocupacional, são feitas em sessões individuais e em grupos. Cada um desses tratamentos é realizado após avaliação e recomendação médica.

O paciente atendido no HMA recebe um tratamento diferenciado, pois é observado na totalidade, não apenas onde está concentrada a enfermidade. A consulta também é mais demorada para que a avaliação do paciente seja completa; também há pacientes que ficam por anos se tratando no hospital, com o foco na manutenção da saúde e prevenção de complicações de doenças crônicas.

Uma conquista do HMA nesse ano, foi a realização de um convênio com a Universidade Federal de Goiás (UFG) para um projeto de pesquisa para a pós-graduação da Faculdade de Farmácia, com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). A pesquisa envolverá 300 pacientes do HMA e verificará a tolerância quanto as fórmulas fitoterápicas prescritas pelos médicos. A triagem vai começar neste semestre, assim que houver a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da UFG. A previsão é de que a pesquisa tenha duração de dois anos.

Além de testar a segurança dos tratamentos fitoterápicos, a pesquisa ainda beneficiará as farmácias da Universidade Federal de Goiás e do Hospital de Medicina Alternativa, uma vez que os recursos oriundos da Fapeg contribuirão para melhorar a estrutura desses locais, para que os estudos possam ser realizados. Com isso, o HMA demonstra, mais uma vez, sua atualidade na prática assistencial que tem sido alvo da confiança dos goianos há quase três décadas.

(Halim Antonio Girade é Secretário de Estado da Saúde de Goiás)

Anúncios

2 comentários sobre “Hospital goiano é referência em tratamento com fitoterapia e homeopatia

  1. oi, meu nome é Nádia moro em Pires do Rio GO,não faço parte de nenhum ONG, mais gosto de socorrer animais de rua, gostaria de saber se alguém pode me ajudar, a duvida é se o cipó mil homem pode ser usado na forma de tintura para ajudar no tratamento de cinomose em cães ? muito obrigado a quem poder me ajudar

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s