Deputado Federal Giovani Cherini preside Frente Parlamentar de Práticas Integrativas em Saúde

A Instalação da Frente Parlamentar de Práticas Integrativas em Saúde foi realizada, no dia 16 de outubro, na Câmara Federal.

A Frente foi idealizada e será presidida pelo deputado federal Giovani Cherini (PDT/RS), que há mais de 20 anos trabalha em defesa da saúde integrativa.

Cherini abriu a solenidade de instalação com uma reflexão: “ter conhecimento é diferente do que ter sabedoria. Há muito conhecimento e pouca sabedoria para viver”.

O evento contou com a participação de diversos representantes de entidades que trabalham com as terapias integrativas e complementares, terapeutas, apoiadores da causa e do representante do Ministério da Saúde, Thiago Pires de Campos. De acordo com o deputado, as terapias integrativas são práticas não alopáticas/biomédicas de atenção à saúde, consideradas terapias reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde, pela Comissão Nacional de Classificação do Ministério do Trabalho, e pelos Ministérios da Saúde e Educação.

A Frente tem como finalidade acompanhar, propor e analisar projetos e programas, sugerir e defender políticas públicas de terapias integrativas, defender as técnicas de terapia existentes, bem como divulgar os benefícios que elas proporcionam, promover eventos para debater e avaliar os benefícios que as terapias causam à saúde humana e estimular e divulgar pesquisas acadêmicas e científicas no campo das terapias integrativas.

Durante sua fala, o diretor da Escola Superior de Ciências Tradicionais e Ambientais Dr. Márcio Bontempo, parabenizou o esforço do deputado Cherini, disse que o movimento tem o apoio de órgãos do Executivo e citou a Portaria do Ministério da Saúde 971, que trata das práticas integrativas. O especialista enfatizou a importância da Frente Parlamentar para o avanço da prática da saúde alternativa: “Esse é um ato histórico. Há muitos anos milito nessa área e reconheço que esse é um passo importante para o conjunto das terapias integrativas.”>/p>

No ato de instalação da Frente Parlamentar foi formado o Conselho Consultivo das Entidades e Instituições que irá contribuir com o trabalho dos deputados e senadores nos debates em relação ao tema.

Presenças
Estiveram presentes no ato de instalação da Frente Parlamentar, Dr. Marcio Bontempo diretor da Escola Superior de Ciências Tradicionais e Ambientais, Julia da Silveira Presidente do Sindicato dos Terapeutas do RS (SINTERS) e da Federação Brasileira dos Terapeutas (FEBRATE), Flávia Placeres Presidente da Associação Paulista de Naturologia, Rogéria Comim Presidente do Conselho Nacional de Autorregulamentação da Terapia Floral e representante da Associação Brasileira de Terapeutas Holísticos, Maria Grilo representante da Associação dos Terapeutas Florais do Rio de Janeiro, Kátia Regina Pereira Diretora Social do Conselho Gestor da Sociedade Paulista Pró-Saúde, Dr. Danilo Maciel Carneiro representante da Ayurveda no Brasil, Claudio Perotto Terapeuta Ayurvédico, Neila Lopes de Moraes Diretora da Associação Brasileira de Naturologia (ABRANA), Mauro Kwitko Presidente da Associação de Psicoterapia Reencarnacionista, Leila Menezes Xavier representante da Associação dos Terapeutas Florais do Mato Grosso, Rosa Maria Peres representante da Associação Mineira de Terapeutas Florais, Maria Cristina dos Santos Presidente da Associação Riograndense de Terapeutas Florais Vibracionais, Maryah da Penha da Silva Presidente do Instituto Brasileiro dos Inventores e Presidente do Conselho Estadual de Cromoterapia do RJ, Dr. Diego Torres Presidente da Federação Nacional dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais, Dr. Sergio Cecatto representante da Homeostase Quântica, Izabel L’Aryan Presidente da Coopermusica e do Sindicato dos Compositores do RS, Dr. Rogério Fagundes Diretoria do Sindicato Nacional dos Terapeutas Naturalistas, Fernando Hellmann representante do Curso de Naturologia da Universidade de Santa Catarina (UNESUL),Thiago Pires de Campos representando o Ministério da Saúde, além dos deputados federais Benedita da Silva, José Luiz da França Pena e Marina Santana.

Fonte: Giovani Cherini

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s